Mais Mediação
Menu

CONVERSAS OPRESSORAS NO TRABALHO

CONVERSAS OPRESSORAS NO TRABALHO

"O ambiente corporativo é um dos mais violentos no qual já estive" Marshall Rosenberg, criador da Comunicação Não-Violenta.

Como são as conversas no trabalho? Como conduzimos as reuniões profissionais, comunicamos feed backs e cobramos resultados? Os ambientes profissionais são espaços seguros?

Nesse mês que se comemora o dia do trabalho, a Mais Mediação quer conversar sobre as comunicações que constituem o nosso fazer profissional como meio de construir uma cultura de convivência saudável e pacífica.

Com advogada e mediadora, lembro de ouvir e acompanhar muitas histórias sobre conversas e condutas que humilhavam, ameaçavam e ridicularizavam colegas e colaboradores. No Direito, chamamos essa prática de assédio moral que é a violência psicológica por conversas opressoras e condutas abusivas.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 52% das mulheres já sofreram assédio sexual, moral ou psicológico em algum momento da carreira. A mulher é o principal alvo de assédio em ambientes de trabalho.

Havendo frequentes agressões verbais, acusação injusta, constrangimentos, insultos e perseguições, estamos diante do assédio moral, assunto sério que ainda afeta as relações de trabalho, especialmente as mulheres.

É importante que a vítima anote as datas, horários, nome do agressor, nomes de outras pessoas que presenciaram o ocorrido e o conteúdo da conversa. Procure manter a comunicação com o assediador via e-mail, whatsapp ou na presença de outras pessoas. Outra providência é buscar o RH ou a ouvidoria da empresa e relatar o ocorrido. Procurar ajuda de colegas que testemunharam os fatos ou sofreram os mesmos constrangimentos também é uma boa estratégia. É possível denunciar o assédio sofrido ao sindicato ou Ministério Público do Trabalho.

Você ou algum conhecido já passou por isso? Não fique sozinhx. Assédio moral é ilegal, oprime e gera adoecimento. Converse com pessoas de sua confiança. Crie uma rede de apoio, se fortaleça e peça ajuda o quanto antes.
Estou por aqui se precisar de algo.